10ª Vivência

As Meninas de Sinhá junto com as Pastorinhas do Souza (Jequitibá – MG) realizaram o Natal Brasileiro, em frente à sede do grupo.

A comunidade esteve presente para assistir à tradição do Natal das Pastorinhas do Souza, com participação especial das Meninas de Sinhá. Elas interpretaram vários personagens do nascimento de Jesus de Nazaré, na encenação como as Pastorinhas, as Ciganinhas, a Estrela, os Magos do Oriente, a Libertina, o Rei Herodes, as Três Marias, o Anjo, a Borboleta e o Pastor Velho. No enredo, a cigana é a personagem que esconde do Rei Herodes o nascimento do menino Jesus. O Rei na perseguição a Jesus acaba matando a Libertina. Então, as pastorinhas em luto, clamam ao anjo até que a Libertina viva outra vez. As pastorinhas então se alegram, agradecendo a Deus o milagre. Toda a encenação é cantada.

Diário de Bordo - 10ª Vivência

Meninas de Sinhá
Alto Vera Cruz – BH
25 e 26 de novembro de 2023

“Acorda, Alto Vera Cruz!” Chamava Patrícia ao microfone toda a vizinhança da sede das Meninas de Sinhá. A rua amanheceu coberta de fitas coloridas e, aos poucos, foi se transformando em cenário e plateia. O presépio aos pés da imensa árvore, como um “miniPipiripau”, fazia rodar no ar a estrela-guia que, sobre as casinhas do Alto Vera Cruz, passava pelo céu das Meninas de Sinhá anunciando a boa-nova. Era chegado ao mundo o Menino Jesus!

Num rosário de cantigas e narrações, Pastorinhas, Ciganinhas e as personagens Libertina, o Anjo, a Borboleta, o Rei Herodes, o Pastor Velho, os Magos do Oriente, a Estrela e as Três Marias contaram e cantaram a história do Menino nascido em Belém e do milagre que trouxe Libertina novamente à vida. A tradição vem das Pastorinhas do Souza, de Jequitibá/MG, que, neste ano, se juntaram às Meninas de Sinhá e às memórias das Meninas que viveram a tradição das Pastorinhas, para levar tão linda história até o Alto Vera Cruz.

“Oh que saudade do céu da nossa terra, daquele céu de cor azul! Com azul e cor de rosa, saudamos o cruzeiro do sul!” – chegaram todas cantando, reunindo as vozes de Jequitibá e do Alto Vera Cruz. E, depois de assistir a esse belo espetáculo, o público cantou e se misturou em uma grande roda no salão, para adorar o Menino que dormia no presépio todo iluminado. Uma alegria que tomou conta de todos e não deixava ninguém ir embora!

Um encontro de adoração e muita alegria, a festa Natal Brasileiro, Pastorinhas e Presépio foi uma linda culminação para uma profunda travessia de encontros e compartilhamentos de saberes ancestrais que, ao longo do ano, “acordou” nos corações tantas memórias e despertou novos aprendizados.

Compartilhe nas suas redes!