O projeto Semeando Saberes Ancestrais é realizado pela organização social Grupo Cultural Meninas de Sinhá, de Belo Horizonte. Com atividades na periferia leste da cidade para o público idoso e envelhecente, exceto o Curso de Cuidador de Idosos.
O projeto é dividido em 2 eixos de atuação:
O primeiro eixo visa promover vivências entre as Mulheres do Jequitinhonha e as Meninas de Sinhá para o enriquecimento cultural das participantes que com as práticas e saberes tradicionais passarão seus conhecimentos, inspirações para que possam preservar, resistir e registrar práticas ancestrais, como os temas: Algodão, Bordado, Terra e sementes, Plantas, remédios, banhos, partos; Benzeções, Bonecas de Pano, Natal Brasileiro entre outros.
O segundo eixo realiza atividades gratuitas, de curta, média e longa duração. São oficinas, cursos, vivências em 6 espaços da periferia leste de Belo Horizonte: na Sede do Grupo Cultural Meninas de Sinhá, no CRAS Alto Vera Cruz, no CRAS Granja de Feitas, no CRAS Taquaril, no CRAS Mariano de Abreu e na Igreja Adventista do Alto Vera Cruz. As atividades são direcionadas para o público idoso e envelhecente com mais de 50 anos e tem o objetivo de formação e cuidado, além da promoção de geração de renda. Exceto o Curso de Cuidador de Idosos que é oferecido para pessoas acima de 18 anos.
As inscrições podem ser feitas pelo site CLICANDO AQUI.