As Meninas de Sinhá apresentaram os resultados do projeto Semeando Saberes Ancestrais num evento no dia 29 junho de 2024, com show, exposição, barraquinhas e espaço da criança.
Após 2 anos de atividades, o projeto Semeando Saberes Ancestrais, realizado para o público +50 anos, chega ao seu encerramento. E para que a comunidade apreciar e vivenciar um pouco do que foi o projeto, as Meninas de Sinhá prepararam uma rica Mostra de Saberes Ancestrais. O evento contou com cortejo de percussão, show, exposição, barraquinhas e espaço da criança.
Realizado numa tarde de sábado, na rua em frente à sede do grupo Meninas de Sinhá, todos estão convidados assistiram ao show das Meninas de Sinhá com a participação de mulheres do Jequitinhonha, Serra das Araras, Jequitibá, Carapicuíba, Sabará e Belo Horizonte. O repertório da apresentação foi escolhido a partir das músicas do cancioneiro popular de cada uma das regiões. Músicas que foram cantadas em vivências destas mulheres convidadas pelas Meninas de Sinhá. Nesses encontros, elas trocaram conhecimentos ancestrais de temas como: Algodão, plantas, cuidados e ervas medicinais; Terra; Bordado e rendas; Cantigas e quitandas; Parto, benzeção, afrodecendência, reinado e fé; Bonecas de pano; Natal Brasileiro com presépios e canto das pastorinhas.
O evento trouxe várias apresentações culturais, como o cortejo do “Furacão do Alto”, grupo de percussão que nasceu das oficinas do projeto. Serão montadas barraquinhas de artesanato e quitandas, com os produtos gerados nas oficinas de Artesanato e de Memória Gustativa. Essas atividades fizeram parte do projeto que juntamente com outras, somam 47 oficinas, nos bairros Alto Vera Cruz, Taquaril, Granja de Freitas e Mariano de Abreu.
O espaço da criança foi montado com mamulengo, brinquedos e brincadeiras e toda a família pode se divertir.